EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Professora Beatriz Botter mostra como criar um site EducaPX

Em entrevista a professora diz como é fácil criar um site com a ferramenta do EducaPX

 

beatriz botter

Graduada em Comunicação Social com mestrado em Letras, a professora Beatriz Botter, 60, exerce o cargo de Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta desde 1997. Ela trabalha com muito afinco na Informática Educativa com seus alunos, pois, acredita que através da Informática Educativa é possível se abrir o mundo diante de seus olhos. Pelo site beatriz.educapx.com, de sua autoria, criado com a ferramenta do EducaPX na plataforma do SitePX, a professora é capaz de orientar melhor a produção de trabalhos mais bem elaborados. Ao criar um site com a ferramenta do EducaPX, a professora costuma, também, debater juntamente com seus alunos diversos assuntos relacionados ao ambiente virtual, como por exemplo, como identificar bons e maus sites. 

Gentilmente a professora Beatriz nos concedeu uma entrevista online relatando como foi a sua experiência de produzir seu site utilizando a ferramenta do EducaPX, criado pela plataforma do SitePX, nos mostrando como é fácil criar uma página na internet. Acompanhe a seguir a entrevista da professora Beatriz Botter. 

 

Como a senhora construiu o seu site?

Eu segui as instruções dadas na capacitação na DREMP, no Laboratório de Informática. Eu coloquei o tema Mais Educação, Oficina Jornal na Escola. Aproveitei também para postar as atividades feitas no Laboratório de Informática, nas minhas aulas.

 

educapxQual é a sua opinião a respeito do EducaPX?

O EducaPX é uma plataforma fácil de usar. A URL é fácil de decorar e aceita um dos arquivos que eu gosto de trabalhar com os alunos, mas não consegue postar com o mesmo desempenho, como é o Power Point com Hiperlinks, que é salvo como apresentação de slides.

A senhora achou fácil mexer na ferramenta?

Achei muito fácil o uso das ferramentas.

A senhora gostou da experiência de produzir o seu site com a ferramenta do EducaPX?

Gostei bastante.

Os seus alunos costumam acessar seu site criado com a ferramenta do EducaPX?

Eles acessam, pois eu utilizo o site para colocar o produto final que eles realizam e também o projeto que está em andamento.

Os pais de seus alunos costumam acessar o site?

Eu acredito que não. A não ser que os alunos mostrem para eles o trabalho que eles fazem no Laboratório.

A senhora acredita que o EducaPX é uma ferramenta de comunicação entre professor, escola e sociedade?

Com certeza. É para isso que nós publicamos as informações. Publicamos para elas serem divulgadas e lidas. Por isso é muito importante o nível das publicações.

Como foi a sua experiência de ser o autor de seu próprio site?

Ser autor é estar no comando. Você só coloca o que você acha que o seu público quer ver e também a crença que o público coloca no seu trabalho.

Os seus alunos já usam a ferramenta do EducaPX?

Os alunos da oficina Jornal na Escola começaram a usar, mas eles esquecem a senha e eu não sei como recuperá-las. E eles precisarão dessa senha para montar no ano que vem os TCAs.

Como está sendo a experiência de seus alunos manuseando a ferramenta do EducaPX?

Estou trabalhando com alguns alunos do 9º ano para a elaboração dos TCAs. Eles conseguem entender muito rápido como funciona a ferramenta e ficam felizes em saber que podem alimentar o site a partir da casa deles. Eles não são os meus alunos regulares, eles apenas vêm no Laboratório de Informática uma vez por semana durante o meu horário para a elaboração do TCA.

 

educapx

A senhora acredita que os ensinamentos de criações de sites deveriam ser introduzidos no currículo escolar, para que justamente o professor possa ensinar ao aluno o que significa estar na web? A importância, os perigos e as consequências de se expor na internet?

Isso seria muito importante. Eu acredito que eles já treinam um pouquinho isso quando eles montam a página no Facebook, mas é sem orientação. Se pudesse estar no currículo escolar, a orientação seria muito útil. Eles entenderiam melhor o que postar e o porque, em um site que eles fossem montar.

A senhora acha importante ensinar para os alunos como funcionam os direitos de imagem?

É muito importante, porque a pessoa pode processar quem utiliza a sua foto sem autorização e a pessoa se acha prejudicada. Mas é importante também tomar cuidado com as fotos publicadas, porque a gente vê cada foto estranha.

Qual é a sua opinião sobre o caso das alunas de Taboão da Serra, vítimas de crime sexual?

Li a notícia agora e achei humilhante para as vítimas e também para as suas famílias. Se a polícia consegue chegar no infeliz que usa os conhecimentos de informática para o mal, tem de prendê-lo e o deixar muito tempo atrás das grades. Eu fico muito decepcionada com o ser humano quando eu leio esse tipo de notícia. Em plena era da conscientização, ainda tem gente que se preocupa em praticar o mal prejudicando outras pessoas.

A proposta do EducaPX é fornecer um trabalho de educação e tecnologia que deve ser vinculado ao desenvolvimento de conceitos, e não de técnicas. Os meninos e meninas sabem filmar, fotografar, editar, produzir e programar. Aprendem em tutoriais, aprendem uns com os outros. O que eles ainda não sabem, ainda não tem e não aprenderam sozinhos é desenvolver a noção das consequências do que produzem. Precisam ter a consciência da projeção do que eles pensam, a reflexão sobre o que vêem e para compreender a importância da mediação de um adulto. Um adulto emocionalmente mais estruturado e pedagogicamente preparado, possibilitará as vivências curriculares necessárias para o desenvolvimento da autorregulação desta geração. Para que o uso da tecnologia não destrua vidas em pleno desenvolvimento.
Qual é a sua opinião a respeito desta proposta do EducaPX?

Louvável, pois hoje eles publicam o que querem e amanhã, quando precisarem de um emprego, não sabem que as empresas vasculham as redes sociais para ver o tipo de pessoa que eles estão empregando. Então, se vocês conseguirem colocar tudo isso no currículo escolar, será um aprendizado enorme para eles e para nós educadores também.

 

 

 

Categoria: Entrevistas
Tags: criar site, educação, educapx, mais educação, professor, sitepx, tecnologia

voltar para Casos de sucesso

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull||image-wrap|news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||