EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Entrevista online com a professora Elisângela Cruz de Carvalho

"Motivadora e muito gratificante". É assim que a professora Elisângela Cruz de Carvalho descreve sua experiência em criar um site com a plataforma do EducaPX

 

 

Site feito em EducaPXGraduada em Química pelas Faculdades Osvaldo Cruz, a professora Elisângela Cruz de Carvalho adquiriu um vasto conhecimento na área ao realizar estudos complementares de especialização em Química pela UNESP e Faculdades Oswaldo Cruz, concluindo seus cursos complementares em Ciências Biológicas e Pedagogia pela universidade UNINOVE.

Após 15 anos trabalhando na Indústria Química gerenciando setores de Controle de Qualidade e Desenvolvimento de Novos Produtos, a professora decidiu ingressar na área da Educação, onde atua desde 2002.

Hoje exercendo a função de Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE), em uma das escolas públicas da cidade de São Paulo, a professora utilizou a ferramenta do construtor de sites EducaPX para criar uma página na internet com o intuito de poder trabalhar melhor o universo virtual juntamente com seus alunos.

Através do site http://projetoseducacionais.educapx.com de sua autoria, Elisângela costuma expor os trabalhos produzidos pelos seus alunos proporcionando o acesso dos mesmos entre seus colegas de classe, pais, professores e a qualquer pessoa que possa vir a se interessar.

A professora gentilmente nos concedeu uma entrevista onde relata a sua experiência de criar um site com a plataforma do EducaPX. Acompanhe a seguir a entrevista online com a professora de Informática Educativa Elisângela Cruz de Carvalho.  

 

Como a senhora construiu o seu site?

Construí utilizando todos os projetos desenvolvidos no laboratório de informática educativa que estavam fragmentados/ hospedados em outras plataformas anteriormente e após a criação do site EducaPX.

Qual é a sua opinião a respeito do EducaPX?

É uma plataforma de construção de sites de fácil manuseio e bastante intuitiva.

A senhora achou fácil mexer na ferramenta?

Iniciei a construção de sites em 2009 com a WEBNODE e comparando o EducaPX é muito mais intuitivo e com diversidade de ferramentas.

A senhora gostou da experiência de produzir o seu site com a ferramenta do EducaPX?

Gostei muito, pois não tem ônus para o usuário e possibilita uma divulgação com maior abrangência e visibilidade na área educacional.

 

Site feito em EducaPXOs seus alunos costumam acessar seu site criado com a ferramenta do EducaPX?

No momento estamos com mais de 10.000 acessos, inicialmente divulguei para todos os alunos, posteriormente para os pais, professores, gestão escolar.

Os alunos acompanham a postagem de todos os projetos nos quais eles estão participando, compartilham nas redes sociais e comentam os seus próprios projetos e dos colegas.
Utilizo o site também em algumas aulas para motivá-los, já que tenho projetos diversificados que podem atender várias áreas do conhecimento.

E os pais dos alunos, costumam acessar?

Fizemos a divulgação do site através dos alunos e durante as reuniões de pais divulgamos diretamente para eles, disponibilizamos também nos dias das reuniões de pais a visualização dos projetos no laboratório de informática com a minha orientação, visando atender aos pais que não possuem acesso à internet.

A senhora acredita que o EducaPX é uma ferramenta de comunicação entre o professor e a escola com a sociedade?

Não tenho dúvidas sobre isso!!!

Como foi a sua experiência de ser o autor de seu próprio site?

Motivadora e muito gratificante.

Os seus alunos já usam a ferramenta do EducaPX?

Pretendo iniciar com os alunos monitores em 2015.

 

Site feito em EducaPxComo está sendo a experiência de seus alunos manuseando a ferramenta do EducaPX?

No momento estão apenas visualizando e acompanhando a construção e alimentação das informações postadas no site.

Você acha importante os alunos tratarem e chamarem o professor(a) de "senhor(a)"?

Acredito que esse tratamento representa respeito, mas quando não é utilizado, desde que não seja de uma outra maneira desrespeitosa não me incomodo.


No momento preocupo-me mais com os resultados obtidos no decorrer dos projetos.

Você acredita que os ensinamentos de criações de sites deveriam ser introduzidos no currículo escolar, para que justamente o professor possa ensinar ao aluno o que significa estar na web? A importância, os perigos e as consequências de se expor na internet?

Acho interessante despertar a curiosidade para construção do seu próprio site, desde que seja alimentado com informações úteis, por exemplo com os projetos desenvolvidos na escola, é o que eu pretendo fazer com os meus alunos, já que temos material suficiente para a construção.

Acredito que seja muito difícil de administrar os sites criados pelos alunos se forem disponibilizados de maneira livre, isto parece-me ser prejudicial para a imagem do EducaPX.

Você acha importante ensinar para os alunos como funcionam os direitos de imagem?

Sim.

Qual é a sua opinião sobre o caso das alunas de Taboão da Serra, vítimas de crime sexual?

Falta orientação para utilização das redes sociais para alunos e pais. E após a criação do FACEBOOK para as crianças, os pais devem monitorar o que normalmente não acontece. Na escola na qual eu trabalho não crio FACEBOOK para nenhum aluno, os que tem conta já foram criadas pelos pais, utilizo apenas em algumas situações nas quais facilita para criar contas em outros aplicativos educacionais.

A proposta do EducaPX é fornecer um trabalho de educação e tecnologia que deve ser vinculado ao desenvolvimento de conceitos, e não de técnicas. Os meninos e meninas sabem filmar, fotografar, editar, produzir e programar. Aprendem em tutoriais, aprendem uns com os outros. 

O que eles ainda não sabem, ainda não tem e não aprenderam sozinhos é desenvolver a noção das consequências do que produzem. Precisam ter a consciência da projeção do que eles pensam, a reflexão sobre o que vêem e compreenderem a importância da mediação de um adulto. 

Um adulto emocionalmente mais estruturado e pedagogicamente preparado, possibilitará as vivências curriculares necessárias para o desenvolvimento da auto regulação desta geração. Para que o uso da tecnologia não destrua vidas em pleno desenvolvimento.
Qual é a sua opinião a respeito desta proposta do EducaPX?

A proposta é excelente, porém antes de desenvolverem os conceitos com os alunos, terão que capacitar os professores a utilizarem o site e também a desenvolverem projetos significativos no laboratório de informática educativa.

Categoria: Entrevistas
Tags: aluno, criar um site, criar uma página na internet, educapx, mais educação, professora, sitepx, tecnologia

voltar para Casos de sucesso

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull||image-wrap|news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||