EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Entrevista com a professora Rita Lopes

 "Acredito que o EducaPX pode contribuir para a construção de um trabalho pedagógico adequado às novas demandas sociais".

- Professora Rita de Cássia Alves Lopes dos Santos

 

Site feito em EducaPXCriar um site não foi nada difícil para a professora Rita de Cássia Lopes. Graduada em Letras e Pedagogia, especialista em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio, a professora de Língua Portuguesa Rita Lopes pôde adquirir durante seus vinte e cinco anos de carreira trabalhando na Rede Municipal de Ensino de São Paulo atuando também na Rede Estadual, um vasto conhecimento na área do Ensino. Atualmente Rita Lopes exerce o cargo de Professora Orientadora de Sala de Leitura na EMEF Presidente Epitácio Pessoa, DRE São Miguel. 

Ao criar um site com a plataforma do EducaPX, a professora de Língua Portuguesa teve a oportunidade de se familiarizar com o uso da ferramenta e hoje ensina aos seus alunos as vantagens e desvantagens do mundo virtual, seus perigos e a real importância de se estar conectado na internet, utilizando como exemplo em suas aulas o site Viagem Literária de sua autoria. Com a ajuda deste site, a professora fortalece seu trabalho de estimular e despertar o prazer e o hábito da leitura em seus alunos.

Gentilmente a professora Rita Lopes atendeu ao nosso pedido nos concedendo uma entrevista online onde relatas sua experiência em criar um site utilizando os recursos da ferramenta do EducaPX. Acompanhe a seguir a entrevista com a professora da Rede Municipal de Ensino. 

 

 

Site feito em EducaPxComo a senhora construiu o seu site?

No primeiro semestre de 2014 o POIE (professor orientador de informática educativa) Clayton Ribeiro divulgou informações sobre a disponibilidade da plataforma Educapx e a possibilidade de criação de sites por professores e alunos.
A princípio fiquei insegura, pois me considero uma aprendiz nas questões relacionadas à tecnologia. Pensei nas vantagens e desvantagens de criar um site, percebi que só saberia na prática e decidi arriscar, considerando a possibilidade de desistir se não conseguisse prosseguir de maneira autônoma.

Qual é a sua opinião a respeito do EducaPX?

É uma plataforma intuitiva, permitindo que o site seja facilmente construído. Também favorece o trabalho colaborativo. O suporte técnico é muito bom pois as dúvidas são sanadas rapidamente.

A senhora achou fácil mexer na ferramenta?

Sim. A facilidade de utilização da ferramenta foi um aspecto decisivo na criação do meu site.

A senhora gostou da experiência de produzir o seu site com a ferramenta do EducaPX?

Gostei muito. O site possibilita disponibilizar um portfólio do meu trabalho. É um ótimo exercício de autoria e divulgação de conhecimento e experiência. Além disso, ajuda a ampliar meu diálogo com os alunos, utilizando a linguagem que melhor os atinge. Sem dúvida é um ótimo recurso para o meu trabalho na formação de leitores.

Os seus alunos costumam acessar o site da senhora criado com a ferramenta do EducaPX? 

Sim, especialmente os alunos que participam dos projetos que desenvolvo na Sala de Leitura.

 

Os pais de seus alunos costumam acessar o site da senhora?

Sim, alguns relataram que estão acompanhando as publicações e gostaram de conhecer melhor o trabalho da Sala de Leitura.

A senhora acredita que o EducaPX é uma ferramenta de comunicação entre o professor e a escola com a sociedade?

Sem dúvida. 

Como foi a sua experiencia de ser o autor de seu próprio site?

Um aprendizado muito enriquecedor e gratificante.

Os seus alunos já usam a ferramenta do EducaPX?

Eles acompanham as atualizações do meu site e interagem espontaneamente.

Como está sendo a experiência de seus alunos manuseando a ferramenta do EducaPX?

Demonstram gostar da plataforma quando interagem com o meu site.  Espero que em 2015 esta ferramenta seja mais utilizada sob orientação dos POIEs.

Você acha importante os alunos tratarem e chamarem o professor(a) de "senhor(a)"?

Não é relevante. O mais importante é o respeito que é consequência da convivência, do diálogo e da credibilidade que cada professor estabelece no seu trabalho.

A senhora acredita que os ensinamentos de criações de sites deveriam ser introduzidos no currículo escolar, para que justamente o professor possa ensinar ao aluno o que significa estar na web? A importância, os perigos e as consequências de se expor na internet?

Acredito que sim. Esta é uma demanda contemporânea.

A senhora acha importante ensinar para os alunos como funcionam os direitos de imagem?

Certamente. Essa é uma das questões que abordo com os alunos envolvidos nos projetos que oriento.

Qual é a sua opinião sobre o caso das alunas de Taboão da Serra, vítimas de crime sexual?

Trata-se de uma questão muito ampla, com aspectos que ultrapassam a abrangência da escola, mas revela a necessidade de educar para o uso seguro da web. A escola deve estimular a reflexão sobre o espaço virtual, sua amplitude e riscos.

A proposta do EducaPX é fornecer um trabalho de educação e tecnologia que deve ser vinculado ao desenvolvimento de conceitos, e não de técnicas. Os meninos e meninas sabem filmar, fotografar, editar, produzir e programar.
Aprendem em tutoriais, aprendem uns com os outros.
O que eles ainda não sabem, ainda não tem e não aprenderam sozinhos é desenvolver a noção das consequências do que produzem. Precisam ter a consciência da projeção do que eles pensam, a reflexão sobre o que vêem e compreenderem a importância da mediação de um adulto.
Um adulto emocionalmente mais estruturado e pedagogicamente preparado, possibilitará as vivências curriculares necessárias para o desenvolvimento da auto regulação desta geração. Para que o uso da tecnologia não destrua vidas em pleno desenvolvimento.
Qual é a sua opinião a respeito desta proposta do EducaPX?

A proposta é excelente. Acredito que pode contribuir para a construção de um trabalho pedagógico adequado às novas demandas sociais.

 

 

 

 

 

 

 

Categoria: Entrevistas
Tags: alunos, criar um site, educapx, ensino, escola

voltar para Casos de sucesso

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull||image-wrap|news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||