EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Entrevista com a professora Maria Izilda Borges

"A ferramenta EducaPX tem o poder de seduzir com o modo intuitivo como se apresenta". 

                                                                                                                   - Professora Maria Izilda Almeida Borges

 

Site feito em EducaPXPossuidora de um currículo acadêmico invejável, enriquecido com diversos cursos extracurriculares, como cursos de Fotografia, Jornal Impresso, Jornal Virtual, Tecnologia Assistida dentre tantos outros, a professora Maria Izilda Almeida Borges, 59 anos, é formada em Ciências, Matemática, Pedagogia e Administração Escolar. 

Com essa bagagem curricular adquirida durante anos de muito trabalho e estudo, hoje a professora é autora do site izildarp.educapx.com criado com a plataforma do EducaPX. Em seu site, a professora aproveita a oportunidade para aplicar na prática seu conhecimento acadêmico na área da Educação mostrando a todos como se criar um site voltado exclusivamente para a área do ensino aos demais docentes da escola onde lecionas. 

Muito atenciosa a professora nos concedeu uma entrevista online onde relatas sua experiência utilizando a plataforma do EducaPX na confecção de seu site. Acompanhei a seguir a entrevista da professora Maria Izilda Borges. 

 

Como a senhora construiu o seu site?

A ideia inicial foi pensada em permitir a colaboração e a interação de professores e alunos possibilitando e aproveitando a construção do conhecimento coletivo.

Qual é a sua opinião a respeito do EducaPX?

Primeiro parabenizar a iniciativa para a parceria com SME, a disposição e disponibilidade em formar todos os interessados para que haja uma reação em cadeia entre os níveis de utilização do site que vão desde o mais básico ao avançado, possibilitando que ao contruí-lo haja um entendimento do processo.

A senhora achou fácil mexer na ferramenta?

A ferramente é de fácil utilização. É muito intuitiva e flexível.                                     

A senhora gostou da experiência de produzir o seu site com a ferramenta do EducaPX?

Gostei muito, tanto pela facilidade na construção como na possibilidade de sofisticação e interação.

 

Site feito em EducaPXOs seus alunos costumam acessar o site da senhora criado com a ferramenta do EducaPX?

Tenho compartilhado meu site com os Professores de Informática Educativa, pois sendo Gestora da Diretoria Regional, são eles os “meus alunos”.

Os pais de seus alunos costumam acessar o site da senhora?

Nesse caso, não. É visto apenas pelos Professores de Informática Educativa.

A senhora acredita que o EducaPX é uma ferramenta de comunicação entre o professor e a escola com a sociedade?

Não tenho dúvida que essa ferramente envolve a apropriação de um novo conhecimento que é o aprender para fazer e portanto bastante produtiva e necessária para essa comunicação.

 

Como foi a sua experiencia de ser o autor de seu próprio site?

Foi uma experiência tranquila e ao mesmo tempo muito excitante, empolgante, pois a sensação de poder fazer é bastante gratificante.

Os seus alunos já usam a ferramenta do EducaPX?

A grande maioria, usou e aprovou como sendo uma ferramenta poderosa para comunicação e interação com os alunos e pares construção de rotinas.

Como está sendo a experiência de seus alunos manuseando a ferramenta do EducaPX?

A ferramenta tem o poder de seduzir com o modo intuitivo como se apresenta e isso para os alunos é algo bastante propício para faixa etária, mantendo-os sempre querendo buscar mais e mais utilidades.

Você acha importante os alunos tratarem e chamarem o professor(a) de "senhor(a)"?

Vale esclarecer a questão pelos diversos pontos, ou seja, na nossa sociedade, atualmente, acabamos chamando de senhor ou senhora aquelas pessoas que acreditados serem idosas e por isso merecedoras de respeito, como se respeito devesse ser dado somente aos idosos. Na mesma nossa sociedade, mas mais antigamente, chamar de senhor e senhora estava ligado a posição social, ao poder aquisitivo, um pouco hoje em dia também.
Etmologicamente, podemos buscar raiz latina da palavra "senhor" que vem de "dominus, i", o que significa: dono, e a ideia é ser done de si mesmo, uma pessoa madura, crescida e até virtuosa.
Para mim sem dúvida, assim fomos criados, é uma maneira mais formal de nos referirmos às pessoas idosas, com maior poder aquisitivo e as que têm maior conhecimento/escolarização, como se a elas devessemos maior repeito, e como acredito que todas as pessoas merecem respeito igualmente minha resposta é não.

A senhora acredita que os ensinamentos de criações de sites deveriam ser introduzidos no currículo escolar, para que justamente o professor possa ensinar ao aluno o que significa estar na web? A importância, os perigos e as consequências de se expor na internet?

Acho que é uma boa perspectiva e visão de currículo e sua justificativa está no próprio questionamento.

A senhora acha importante ensinar para os alunos como funcionam os direitos de imagem?

É muito importante, visto que vivemos num munto televisado e que todos têm direito ao anonimato por opção.

A proposta do EducaPX é fornecer um trabalho de educação e tecnologia que deve ser vinculado ao desenvolvimento de conceitos, e não de técnicas. Os meninos e meninas sabem filmar, fotografar, editar, produzir e programar.
Aprendem em tutoriais, aprendem uns com os outros.
O que eles ainda não sabem, ainda não tem e não aprenderam sozinhos é desenvolver a noção das consequências do que produzem. Precisam ter a consciência da projeção do que eles pensam, a reflexão sobre o que vêem e compreenderem a importância da mediação de um adulto.
Um adulto emocionalmente mais estruturado e pedagogicamente preparado, possibilitará as vivências curriculares necessárias para o desenvolvimento da auto regulação desta geração. Para que o uso da tecnologia não destrua vidas em pleno desenvolvimento.
Qual é a sua opinião a respeito desta proposta do EducaPX?

É uma proposta bastante corajosa, que promove a reflexão crítica para resolução de problemas e elaboração de propostas que contemplam o Programa Mais Educação.

Categoria: Entrevistas
Tags: criar um site, educação, educapx, professores, tecnologia

voltar para Casos de sucesso

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull||image-wrap|news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||